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segunda-feira, 22 de março de 2010

O motor do automóvel deve ou não ser lavado?


O motor do carro pode ser lavado sem problemas, desde que sejam observados alguns cuidados. A frequência deve ser menor possível, apenas quando o motor estiver bem sujo. O motor deve estar frio, evitando a possibilidade de trincas em partes como o bloco e o cabeçote por contração térmica rápida e ainda a condensação de umidade em componentes e conexões eletrônicas, tal como a central de injeção. Essa condesação pode causar oxidação de contatos e até a queima de componentes.

É também importante tapar orifícios, como a aspiração de ar do motor, não utilizar jatos de água de pressão muito elevada e solventes, como por exemplo o querosene, que podem danificar plásticos e borrachas.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Nissan anuncia Recall da Frontier


A Nissan do Brasil Automóveis está convocando os proprietários de 10.624 unidades da picape Frontier, fabricadas entre agosto de 2008 e fevereiro de 2010, para inspeção da junção da coluna com a caixa de direção. Os carros envolvidos nesta convocação são produzidos e vendidos somente no mercado brasileiro e têm a seguinte numeração de chassi:

94DVCUD409J057792 A 94DVCGD40AJ448724

Felizmente nenhum acidente foi registrado por conta do eventual problema.

Mas a inspeção é necessária, pois em casos extremos a junção, da coluna com a caixa de direção, pode se soltar e causar a perda do controle do veículo, causando acidentes.

Os proprietários das picapes envolvidos neste recall serão contatados pela empresa por meio de carta. Mais informações pelo telefone 0800 011 1090 ou pelo site www.nissan.com.br

domingo, 14 de março de 2010

Por que acessórios elétricos consomem combustível?


Para ouvirmos uma música no CD player, acionarmos os farois de milha, etc, estamos consumindo energia. De onde vem essa energia? No carro, a eletricidade utilizada durante o funcionamento do motor vem do alternador que, por sua vez, é impulsionado pelo motor. Ao acionarmos quaisquer cargas elétricas tais como farois, buzina, limpadores de para-brisa, desembaçadores, etc. estaremos utilizando a energia produzida no alternador, que para isso torna-se mais pesado para girar, exigindo maior esforço do motor, consumindo mais combustível. É claro que esse aumento de consumo será proporcional a potência do equipamento elétrico.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Aditivo para carros


ADITIVO PARA COMBUSTÍVEL - serve para evitar que depósitos de sujeira resultantes do uso do combustível se acumulem no motor, o que causa perda de potência, falhas e, em casos extremos, o seu entupimento. Além disso, um motor que funciona bem polui menos.

ADITIVO PARA ÓLEO LUBRIFICANTE - serve para combater o acúmulo de sujeira de óleo(popularmente conhecida como borra) nas partes internas do motor. Também auxilia a lubrificação, reuzindo o atrito e aumentando a vida útil do motor.

ADITIVO PARA RADIADORES - serve para evitar que a água do radiador, que é respnsável por retirar o calor do motor, congele em temperaturas muito baixas ou ferva nas altas. Esse tipo de aditivo tem ainda propriedades anticorrosivas-impede que a água enferruje as partes de metal do radiador.

terça-feira, 9 de março de 2010

É correto acionar a embreagem ao ligar o carro?


É correto se o câmbio foi esquecido engatado, ou seja em marcha, então acuonando o pedal da embreagem previne que o carro pule para frente ou para trás, batendo em outro veículo ou atpe mesmo prensando a perna de alguém que esteja passando perto do carro.

Quanto as vantagens mecânicas, isso está mais para antigamente, em que não girar algumas engrenagens durante a partida era uma economia para a bateria. Hoje em dia essa prática tornou-se desnecessária, os motores são de arranque e mais eficientes.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Curiosidade: o uso do farol de milha é permitido na cidade?


Os faróis de milha podem ser utilizados em centros urbanos desde que estejam ligados ao circuito do facho alto dos faróis regulares, isto é, não podem ser acionados de forma independente. Mas é bom lembrar que o uso do facho alto é restrito a ruas sem iluminação nem trânsito contrário. Já os faróis de neblina podem ser acionados independentemente de outras fontes de iluminação e podem ter lentes brancas ou amarelas, porém as lâmpadas devem ser brancas. Os faróis de longo alcance têm refletores especiais para gerar facho de luz concentrado de alta intensidade, porém para pequenas distâncias. Devem ser instalados em posições baixas, a não menos de 25cm do chão. São indicados tambésm para neve, poeira, chuva e fumaça.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Utilitário que estaciona sozinho


A Volkswagen lança no Brasil um sistema, no Tiguan 2010, com tecnologia composta por sensores e câmera traseira, o sistema é chamado de Park Assist e custa cerca de R$ 3 700.

Essa tecnologia facilita estacionar o carro em vagas estreitas, tanto paralelas como perpendiculares, antes de começar a estacionar é necessário que o motorista acione o botão de comando. Após acionado o botão, o motorista da início a baliza, então o sistema calcula se o Tiguan realmente caberá naquela vaga. Se o espaço for insuficiente o carro avisa. Mas visto que o espaço é suficiente, basta engatar a ré e deixar o carro fazer todo o trabalho chato sozinho. O motorista só irá diar a velocidade na manobra, controlando o pedal do freio.

O Tiguan 2010 com osistema chega as lojas "Premium" esse mês. O próximo carro da Volkswagen que ganhará o Park Assist será o Passat.