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domingo, 28 de fevereiro de 2010

Curiosidade: Em carros iguais, um automático e outro manual, qual irá consumir mais? Por quê?


No anda e para do trânsito urbano, o manual é mais econômico em cera de 15%, devido principalmente ao desperdício de energia que ocorre pelo deslizamento no conversor de torque. Nas estrada, em condições iguais, a vantagem é para o automático, devido à relação de diferencial mais longa e ao bloqueio do conversor de torque acima de certas velocidades.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Correia Dentada!!!




A correia dentada, em um motor, serve para movimentar e sincronizar as válvulas em relação aos pistões. Se a correia quebrar, as válvulas param, deixando de admitir o ar e o combustível e de eliminar os gase da combustão. Como elas param, os pistões se chocam com algumas delas, o que trava o motor. É daí que vem o alto custo do conserto de que todo mundo fala.

Se você já rodou cerca de 40 000km com seu Palio, Celta ou Gol, é bom ficar atento para trocar a correia dentada, porque se ela acabar estourando, pode ser q isso entorte algumas válvulas do motor, levando a um prejuízo de cerca de R$ 4 000.

Então não espere ver a correia gasta ou ouvir algum chiado específico. Mande trocar a correia!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Curiosidade: Por que há margem de erro tão grande nos velocímetros?


Os erros em velocímetros em geral são intrísecos aos processos produtivos e inevitáveis a custos razoáveis, tanto que foram aceitos e até normatizados. A Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece), por meio da Norma 39, determina que a velocidade indicada nunca pode ser inferior à real e os velocímetros não podem apresentar erro superior a 10% + 4 km/h. A 90 km/h reais, por exemplo, a velocidade indicada não pode ser superior a 103 km/h (90 + 9 + 4 = 103). Outra fonte de erro é a variação do diâmetro de rolamento dos pneus, que costuma ser alterado com o uso e a pressão.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Etiqueta no Trânsito!!!


Dez mandamentos para melhorar a qualidade de vida no trânsito:


1. Só compre peça de origem comprovada;

2. Antecipe-se ao trânsito;

3. Respeite os limites dos outros;

4. Cuide be de você;

5. Concentre-se em dirigir;

6. Prepare-se para dirigir;

7. Mantenha a fluidez do trânsito;

8. Não banque o espertalhão;

9. Não alimente o comércio ambulante;

10. Evite pressa.


Seguindo esses mandamentos, você fará bem ao trânsito, aos demais motoristas e à sua própria segurança.

Diferença entre óleos lubrificantes de espicificações 5W30, 10W40 e 20W50!!!


Os números representam as especificações de viscosidade de óleos automotivos no Brasil. Os números 5, 10, 20, 30 e outros são usados para simplificar a identificação da viscosidade do óleo, cuja unidade de medição é milimetro quadrado por segundo ou centistokes(cSt). Quanto menor esse número, menos viscoso será o óleo, ou seja, menos espesso, fluindo com mais facilidade pelas peças do motor. Quanto maior a temperatura, menor é a viscosidades de um fluido.

O número que vem antes do W indica a viscosidade do óleo em uma temperatura baixa, como no momento da partida. E o segundo número indica a viscosidade em alguma temperatura de funcionamento.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Volvo convoca recall do C30


A Volvo Cars do Brasil está convocando um recall do C30 2010 para verificação e eventual substituição da caixa de transmissão automática.

Segundo a montadora, foi constatada a "possibilidade de vazamento interno da caixa de transmissão automática que poderá impedir a mudança de marchas", o que pode resultar em "solavancos e parada repentina do motor, elevando o risco de ocorrência de acidentes".

Para maiores informações a empresa disponibilizou o telefone 0800 707 7590 e o site oficial: www.volvocars.com.br

Os números dos chassis dos veículos envolvidos são:

Volvo C30 2010/2010: YV1MK755BA2181105 a YV1MK755BA2184545

Lançamentos para 2010!!!


Conheçam os novos modelos que tem previsão de chegada ainda neste primeiro trimestre.

- Novo GM Classic
- Novo VW SpaceFox
- Novo Fiat Uno

- VW Amarok
- Ford Focus 2.0 flex

- Novo Ford Ecosport
- Novo Hyundai Santa Fe

- Novo Chevrolet Omega
- VW Saveiro Cross

- Hyundai Genesis
- VW G5 Titan

- Subaru Outback
- Ford Focus 1.6 flex

(...)

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Saveiro adere à moda aventureira!



A Saveiro ganhou uma versão cross. O modelo começa a ser vendido a partir de março, é a nova aposta da Volkswagen para encarar a Fiat Strada Adventure. O modelo começará a ser vendido a partir de março.

A dianteira da nova Saveiro é idêntica a do CrossFox, na traseira, apenas a continuação da saia esportiva. Farol e lanternas trazem máscara na cor cinza. Por dentro, o mesmo volante do Passat CC impõe luxo para picape. O motor é 1.6 VHT, único disponível na Saveiro Cross, que também só será vendida na versão cabine estendida.

Agora é esperar para conferir.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Faróis e CD player ligados gasta mais combustível?


Quanto ao consumo com acessórios ligados, ima publicação de Bosch indica o valor de 0,1 litro gasto a 100km rodados por 100W de potência elétrica que tenham que ser repostos à bateria. Ou seja, pouquíssimo se considerarmos 90W para os faróis de 20W para oCD player, totalizando 110W.
Aplicando-se a regra, temos 0,001km/L a menos, ou seja, o motorista perderia 1 metro a cada litro de combustível consumido.

Abastecimento feito pelo lado direito!


Na maioria dos carros o abastecimento de combustível é feito pelo lado direito. Não há norma que regulamente a posição do bocal, mas em geral procura-se adotar o procedimento de deixá-lo sempre do lado oposto ao cano de escape, para evitar a irradiação de calor junto ao combustível.

Outro padrão é manter o escapamento à esquerda para ficar longe dos pedestres na calçada, o que deixaria o bocal do lado direito. Mas há muitas exceções, como nos carros da Ford, da Honda e Toyota, entre outros, que adotam o bocal à esquerda. Isso é devido a origem de seu projetos, que são provenientes de países de mão invertida.